Ebulioscopia
LIDIANE DA SILVA SOUSA
MARIA DE FÁTIMA HOMERO
NEIDE MARIA
RECURSOS NATURAIS DO BRASIL
BOA VISTA - RR
2012.1
INTRODUÇÃO
Hoje a economia brasileira é super dependente de seus recursos naturais, seja ele tirado de rochas sedimentares ou escudos cristalinos. São eles os maiores responsáveis pelo sucesso das Indústrias e outros setores.
São de grande importância para termos energia em casa, ou ainda, ter combustíveis para nossos automóveis. Eles estão movendo a ciência a descobrir novos tipos que sejam mais baratos e menos danosos ao meio.
O Brasil, como os demais países, não fica atrás na busca de novas fontes que venham inovar e melhorar seus atuais recursos.
RECUSOS MINERAIS
Os recursos minerais são concentrações de minério cujas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente viável.
Os recursos minerais dividem-se em metálicos (ferro, cobre, estanho e outros) e não-metálicos, como quartzo, calcário, mármore e outros.
O Brasil é muito rico em recursos minerais. Os países com maior potencial mineral são além do Brasil: Canadá, Austrália, Federação Russa, China e Estados Unidos.
Além de uma grande diversidade de minerais explorados no país (mais de 55 minerais diferentes, atualmente), o Brasil possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo. Aproximadamente 8% das reservas de ferro do mundo estão no Brasil, sendo esse o principal minério extraído no país. Outro mineral, o nóbio, tem suas maiores reservas ocidental no Brasil. Os principais minérios encontrados no Brasil são: ferro, bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho, níquel, manganês, zinco, potássio, entre outros.
As reservas minerais brasileiras que estão entre as maiores do mundo são:
- Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) – dessa jazida saem cerca de 60% do ferro e 40% do ouro extraídos no Brasil, além do manganês.
- Província Mineral de Carajás (Pará) – são encontrados, além de ferro, ouro,