Sintese da aspirina
“SÍNTESE DA ASPIRINA”
Objetivos:
Sintetizar o ácido acetilsalicílico (princípio ativo da aspirina);
Realizar cálculos estequiométricos envolvendo reagente limitante e em excesso; Calcular o rendimento de uma reação;
Noções sobre a importância comercial do ácido acetilsalicílico;
Noções básicas sobre mecanismo de reação.
Introdução:
O ácido acetilsalicílico é um composto orgânico sintético produzido em larga escala. Este experimento tem como objetivo a síntese do ácido acetilsalicílico por meio da reação de esterificação do ácido salicílico com anidrido acético em meio ácido, conforme esquematizado na figura 1.
Aspirina é o nome comercial de um medicamento que tem como princípio ativo o ácido acetilsalicílico, composto orgânico bastante empregado como medicamento.
A aspirina é considerada um analgésico médio, sendo empregada nos casos de dores musculares e de cabeça. Tem ainda ação antitérmica bastante eficaz, sendo, portanto utilizada nos casos de febre. Além de suas propriedades analgésicas e antipiréticas, novas propriedades e usos estão constantemente sendo relatados.
O ácido acetilsalicílico é uma droga de ação farmacológica. As indústrias farmacêuticas fabricam com ela muitos tipos de medicamentos, transformando através de aparelhagens especiais o produto sólido em comprimidos.
2
Em geral, os comprimidos são feitos em prensas. Uma pequena quantidade do ácido acetilsalicílico é misturada com uma quantidade de amido suficiente para certo tamanho ao comprimido e essa mistura é então, prensada.
Na figura 2 é mostrado o esquema representativo do mecanismo de reação para o ácido acetilsalicílico.
Materiais:
ácido salicílico (2,0 g);
anidrido acético (5,0 mL);
ácido fosfórico 85% (5 gotas);
1 balança analítica;
1 espátula;
1 erlenmeyer de 125mL ;
1 pipeta graduada de 5 mL;
1 conta-gotas;
1 Banho Maria;
1 bastão de vidro;
água destilada;
1 proveta de 25 mL;
1 funil de