Sindrome de savant
A Síndrome de Savant é considerada um distúrbio psíquico com o qual a pessoa possui uma grande habilidade intelectual aliada a um déficit de inteligência. As habilidades savants são sempre ligadas a uma memória extraordinária, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito.
CARACTERISTICAS:
Condição rara caracterizada pela existência de grande talento ou habilidade, contrastando fortemente com limitações que, geralmente, ocorrem em pessoas com QIs entre 40 e 70 – embora possa ser encontrado em outras com QIs de até 114.
Ainda não sabem tudo sobre a síndrome de savant.Não se sabe porque se tem a genealidade quando se tem esse problema,mas com os avanços tecnologicos irão descobrir mais sobre essa doença pois não é tão comum quanto outras.
Estudos realizados por Bernard Rimland mostram que se a pessoa sofre de síndrome de savant e tem alguma perda do hemisferio esquerdo do cerebro o hemisferio direito comprensa a perda,ele observou na sua peesquisa que é mais comum as pessoas que sofrem com autismo terem perdas no hemisferio direito,mas as habilidades mais deficientes são no esquerdo.
Alguns exemplos:
Leslie Lemke – Aos 14 anos tocou, com perfeição, o Concerto nº 1 para piano de Tchaikovsky, depois de ouvi-lo pela primeira vez enquanto escutava um filme de televisão. Lemke jamais tinha tido aula de piano, é cego, mentalmente incapacitado e tem paralisia cerebral.
Richard Wawro (Escócia) é reconhecido internacionalmente por seus trabalhos artísticos. Um professor de arte (Londres), quando Wawro era ainda criança, descreveu-o como incrível fenômeno, com a precisão de um mecânico e a visão de um poeta. Wawro é autista.
Kim Peek memorizou mais de 12.000 livros. Descreve os números de rodovias que vão para qualquer cidade, vilarejo ou condado dos EUA, códigos DDD, CEPs, estações de TV e as redes telefônicas que os servem. Identifica o dia da semana de uma determinada data em segundos. É mentalmente incapacitado, depende de seu pai