Transtornos globais de desenvolvimento
Autismo * prejuízo acentuado no contato visual direto, na expressão facial, posturas corporais e outros gestos necessários para comunicar-se com outras pessoas; * fracasso para desenvolver relacionamentos com outras crianças, ou até mesmo com seus pais; * falta de tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (por exemplo: não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse ); * atraso ou ausência total da fala ( não acompanhado por uma tentativa para compensar através de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímicas ); * em crianças com fala adequada, acentuado prejuízo na capacidade de iniciar ou manter uma conversa; * uso repetitivo de mesmas palavras ou sons; * ausência de jogos ou brincadeiras variadas de acordo com a idade; * a criança parece adotar uma rotina ou ritual específico em seu ambiente, com extrema dificuldade e sofrimento quando tem que abrir mão da mesma; * movimentos repetitivos ou complexos do corpo; * preocupação persistente com partes de objetos.
Síndrome de Savant
A síndrome de Savant é um distúrbio psíquico onde o indivíduo portador possui graves défices intelectuais. O portador desta síndrome tem dificuldades em se comunicar, compreender o que lhe é transmitido e estabelecer relações interpessoais. Mas, por outro lado, possui inúmeros talentos, principalmente ligados a uma extraordinária memória.
Alguns dos principais sintomas da síndrome de Savant são dificuldades para se relacionar com outras pessoas, resistência aos métodos de ensino, dificuldade em expressar as suas necessidades e habilidades motoras irregulares que aparecem ainda na infância. A síndrome tem maior incidência nos meninos.
Existem três tipos de Savant: os habilidosos, talentosos e os prodígios, que possuem facilidades em lidar com arte, cálculo e mecânica. A doença não é diagnosticada facilmente e pode ser confundida com