Sindrome de Down Netnografia
O grupo optou por estudar a questão das pessoas que possuem a Síndrome de Down e os seus hábitos de consumo através da netnografia, tanto no ambiente de lazer, educacional e doméstico, pois se trata de uma abordagem atual na vida de muitas pessoas que vivem com a deficiência, que é continuamente adaptada em novelas e séries, com o intuito de entender e compreender como tal segmento é inserido e se comporta na sociedade.
Temos por objetivo principal compreender os hábitos de consumo, como por exemplo, se optam por algum meio educacional específico e voltado especialmente para essas pessoas ou se fazem questão de interagir com pessoas que não possuem esse tipo de limitação desde a sua educação básica, que lugares costumam frequentar, o que costumam comprar, dentre outros.
Temos como justificativa analisar esse tema por ser tratar de algo recorrente e que, através de movimentos e campanhas de inclusão, vêm sendo cada vez mais tratado com naturalidade e não como uma doença, o que de fato não é. Além de mostrar que essas pessoas podem ter os mesmo hábitos de consumos e relacionamentos normais em comparação àquelas que não possuem a deficiência.
2- A Síndrome de Down
A Síndrome de Down tem origem em uma alteração cromossômica, é uma alteração genética provocada pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, fazendo com que a pessoa passe a possuir três ao invés de dois. Essa alteração genética afeta o desenvolvimento do individuo em alguns aspectos como características físicas e cognitivas, no desenvolvimento motor e da linguagem, que são mais lentos. É importante ressaltar que não se trata de uma doença, mas sim de uma condição inerente à pessoa, sendo assim, não há porque falar em algum tipo de tratamento ou cura. Mas sim, avaliar alternativas para que essas pessoas possam se desenvolver melhor e, com isso, alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais, avançando assim seus níveis de autonomia, contornando essa limitação com o