Simulado INSS 2015 GRUPO FACEBOOK
Língua Portuguesa
Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 5.
Muitos nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditavam − e ainda acreditam − que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade rica, esplêndida, exemplo de harmonia e justiça social, onde as pessoas vivem como seres encantados. Elas são seduzidas e levadas para o fundo do rio por seres das águas ou da floresta
(geralmente um boto ou uma cobra sucuri), e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, cujo corpo ou espírito tem o poder de viajar para a Cidade Encantada, conversar com seus moradores e, eventualmente, trazê-los de volta ao nosso mundo. (HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 106)
Questão 01
Infere-se do texto que o narrador
(A) destaca, por meio de associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens, o conteúdo verídico da lenda narrada.
(B) critica o fato de que, mesmo com o avanço tecnológico dos dias de hoje, as populações ribeirinhas ainda acreditem em lendas.
(C) evidencia a importância que certas lendas, como a narrada no fragmento, tiveram na formação da identidade dos nativos da Amazônia.
(D) reproduz uma lenda amazônica, distanciando-se do material narrado, o que se evidencia pelo fato de considerá-lo uma crença de povos da Amazônia.
(E) apresenta aquilo que presencia a partir de sua participação ativa nos acontecimentos narrados, o que permite concluir que é um dos personagens da narrativa. Questão 02
Considerando-se o contexto, a cidade de que se fala NÃO pode ser descrita como um lugar
(A) quimérico.
(B) utópico.
(C) exuberante.
(D) mítico.
(E) beligerante.
Questão 03
... onde as pessoas vivem como seres encantados.
No contexto, o elemento sublinhado acima pode ser substituído por (A) na qual.
(B) nos quais.
(C) os quais.
(D) da qual.
(E) a qual.
Questão 04
Substituindo-se o elemento grifado pelo que está