Simulado de ciências
1) Estabelecer a correspondência entre os principais hormônios que atuam na puberdade de meninos e de meninas. Um aspecto muito importante que marca passagem da infância para a adolescência é a puberdade, fase em que começam a ocorrer grandes modificações corporais. O corpo da garota se transforma: sua bacia se alarga, a cintura afina, nascem pelos em diversas regiões, os seios começam a despontar - motivo de orgulho ou de vergonha. Fonte: ESSLIGER, J.: KOVÀCS, M. J. Adolescência: vida ou morte? São Paulo: Ática, 2003. Os hormônios responsáveis pelas transformações ocorridas na puberdade, algumas delas descritas no texto, são:
a) progesterona e estrogênio.
b) glucagon e insulina.
c) tiroxina e paratormônio.
d) adrenorticotrófico e ocitocina.
2) Estabelecer relações entre o sistema nervoso. A recepção de estímulos pelos órgãos dos sentidos, os impulsos nervosos e as reações.
Graças à coordenação exercida pelos sistemas endócrino e nervoso, nosso organismo pode reagir rapidamente a estímulos captados pelos órgãos dos sentidos. Na situação de fuga apresentada no quadrinho, a respiração e os batimentos cardíacos
a) diminuem, pois assim o sistema nervoso processa informações com mais eficiência.
b) não sofrem alterações, pois o sistema nervoso não atua sobre eles.
c) aumentam, pois isso causa maior oxigenação do cérebro e dos músculos.
d) permanecem iguais, pois somente os músculos das penas sofrem estímulos para a fuga.
3) Estabelecer a correspondência entre os principais hormônios que atuam na puberdade de meninos e de meninas. A puberdade precoce acontece quando crianças com idades inferiores a 8 anos (sexo feminino) ou 9 anos(sexo masculino) manifestam caracteres sexuais secundários. Pode ocorrer, por exemplo, o crescimento de mamas em garotas com 4 anos de idade, e até de pelos na genitália de bebês, entre outros sintomas que variam de paciente para paciente.
As glândulas