Simula O De Potencial E Lico
Aluno: Pedro Gomes Spohr
Eólico
Orientadora: Adriane Prisco Petry
INTRODUÇÃO
A energia eólica vem sendo uma nova e eficaz alternativa aos combustíveis fósseis na matriz energética. Para isso tem se enfrentado diversas dificuldades tecnológicas, dentre elas, a estimativa de energia convertida por uma turbina, e para isso são desenvolvidos softwares com essa finalidade. Este, em especifico, tem como objetivo o uso didático e acadêmico.
METODOLOGIA
Para o desenvolvimento deste software foi usado o software de programação para engenharia MATLAB.
Seguindo-se equações bem estabelecidas em engenharia eólica, que levam em consideração a velocidade média, a altura medida, temperatura, altitude, e parâmetros para distribuição de ventos.
Após se estima a produção de energia, usando a curva de potencia de uma turbina pré-selecionada, e então passa-se por correções referentes às condições atmosféricas e de terreno. A saída de dados do software é a energia gerada, a potencia média, e o Fator de Capacidade.
Para a sua calibração se fez uso do software Alwin, que faz estimativas de produção de energia sob os mesmos métodos. Figura 2 : Software Alwin
CONCLUSÃO
Após a realização de diversos testes e ajustes de calibração, foi possível determinar uma faixa de operação para o software, em que os erros numéricos são aceitáveis para os fins de uso. Verificou-se que os erros absolutos do FC (dado em porcentagem) ficaram inferiores a 0,5%, para as faixas de temperatura de10º á 30º, para altitude de 0 a 1500 metros a cima do nível do mar, e para, enfim, velocidade do vento de 5 à 10 metros por segundo. Estas faixas de confiança do erro foram imaginadas para atender as necessidades do clima e geografia brasileira. Figura 1 : Programa MATLAB
REFERENCIAS
-PETRY, Adriane ; MATTUELLA, Jussara. ANÁLISE DO POTENCIAL EÓLICO E ESTIMATIVA DA
GERAÇÃO DE ENERGIA EMPREGANDO O “SOFTWARE” LIVRE ALWIN - UFRGS 2007
-MANWELL, J.F. ; MCGOWAN, J.G. . WIND ENERGY EXPLAINED