simbologia
Discentes: Guilherme Rezende Ferreira, Wilson Flávio.
Docente: Arilson Paganotti.
Graduandos Licenciatura em Física 1° período.
Congonhas, 24 de Abril de 2014.
Resenha trabalho: Garrafas de água em contadores residenciais de energia elétrica: Desfazendo um mito.
Diversas pessoas deparam-se com o uso de garrafas plásticas sobre medidores de energia, a quantidade variando de 3 a 15 unidades. Então, alunos da PUC-RS resolveram encontrar a relação entre a possível redução da tarifa de energia, com o uso das mesmas. Os pesquisadores deixaram claro que não era o objetivo burlar a indicação do medidor, pois é ilegal. A investigação foi meramente científica para saber se há algum tipo de interação física neste ato. Então os alunos passaram para a elaboração de propostas para encontrar tal relação, que por sua vez basearam-se:
Controle do medidor sem a utilização das garrafas;
Controle do medidor com a utilização das garrafas em pirâmide (4,3,2,1);
Uso de garrafas com o líquido contendo NaCl ( sal de cozinha);
Os alunos descobriam que a medição da energia elétrica do contador eletromecânico está baseada na indução de correntes parasitas em um disco leve de alumínio, através de uma bobina colocada em série com a carga alimentada, chamada bobina de corrente e sua interação com o capo magnético gerado por uma bonina de tensão ligada em paralelo com a carga. A interação dos campos produz um torque mecânico com a escala KWh.
No trabalho elaborado por tais, há a relação dos vários elementos e suas respectivas proporcionalidades equacionando literalmente o funcionamento da mesma. O que proporcionou um maior entendimento sobre o processo em si, elevando assim, o nível de qualidade do e seriedade do mesmo.
No experimento houve a ligação de dois contadores de energia com suas boninas de tensão em paralelo e suas bobinas de corrente em