SIMBOLISMO
Guarulhos, 26 de agosto de 2014
INDICE
página
O que é Revolução Impressionista
Principais Características
Simbolismo no Brasil
Momento Histórico
Influências
Principais Artistas
Conclusão
O que é Revolução Impressionista
As obras de Eliseu D'Angelo Visconti abriram definitivamente o caminho da modernidade á arte brasileira. Esse artista já não se preocupa em imitar modelos clássicos, ele quer registrar os efeitos de luz solar nos objetos e pessoas que retrata. Nascido na Itália e vindo para o Brasil com um ano de idade, foi estudante da Academia de Belas-Artes e como prêmio por seus trabalhos artísticos, ganha uma viagem para á Europa, onde estuda com os Impressionistas, de quem sofre enorme influência e participa da exposição internacional de Paris, em 1900.
Eliseu Visconti, no entanto, também foi um artista decorativista e se preocupou em criar projetos artísticos decorativos, dando os primeiros passos para que no Brasil os objetos da vida diária resultassem também em uma obra decorativa, tendência que, na Europa, já existia há muito tempo. Por isso, foi considerado o primeiro designer brasileiro.
Principais Obras
Principais Características
Principais músicos impressionistas e suas obras principais: - Claude Debussy: Prelúdio à Tarde de um Fauno, Estampes, Trois Images, La Mer, Sonata para Piano e Violino. - Maurice Ravel: Jeux d'Eau, Bolero, Concerto para Piano em Sol Maior, Quateto de Cordas em Fá Maior, Rapsódia Espanhola.
Principais pintores impressionistas brasileiros:
- Eliseu Visconti: Mamoeiro, Dia de Sol, Na Alameda Teresópolis.
- Almeida Júnior: O Violeiro, Moça com livro, Arredores do Louvre, Fuga para o Egito, O descanso do modelo, Leitura, A Partida da Monção.
- Henrique Cavalleiro: A parisiense, Jardim de Luxemburgo e