simbolismo
Movimento essencialmente poético do fim do século XIX, o simbolismo representa uma ruptura artística radical com a mentalidade cultural do Realismo-Naturalismo, buscando fundamentalmente retomar o primado das dimensões não racionais da existência.
2. Simbolismo em Portugal:
a) Quando surgiu e quanto findou?
Com a publicação de Aoristos, de Eugenio de Castro, em 1890, inicia-se oficialmente o simbolismo português, durando até 1915, época do surgimento da geração Orpheu, que desencadeia a revolução modernista no país, em muitos aspectos baseada nas conquistas da nova estática.
b) Que acontecimentos proporcionaram esse inicio e fim? Com a publicação de Aoristos, de Eugenio de Castro. Em 1890, iniciou-se oficialmente o simbolismo português durando até 1915, época do surgimento da geração Orpheu, que desencadeia a e revolução modernista no país, em muitos aspectos baseada nas conquistas da nova estética. Com o episódio do ultimatum inglês, aceleram-se as manifestações nacionalistas e republicanas, que culminarão com a proclamação da republica, em 1910.
Iniciado oficialmente em 1893, com a publicação de Missal (prosa poética) e Broquéis, de Cruz e Souza, considerado o maior representante do movimento no país, ao lado de Alphonsus de Guimarães.
c) Qual é o contexto histórico?
Na época em que o simbolismo se desenvolveu no Brasil na Europa e a Alemanha buscou a unificação e reinava uma paz que foi usada na perseguição para a Primeira Guerra Mundial. La o simbolismo era forte e o parnasianismo fraco. Aqui começava a República e o movimento foi abafado pelos pan-asiatistas que denominavam a produção literária da época.
d) Características do simbolismo
Musicalidade e sinestesia
Características na forma:
Não se descreve um objeto; sugere-se a existência dele.
e) Principais artistas do período
Em Portugal Raul Brandão
Antônio Nobre
Camilo Pessanha.
3. Simbolismo no Brasil.
a) Acontecimentos literários e datas que