Silicatos
Geologia Aplicada a Engenharia Civil
Silicatos
Equipe:
Silicatos
Introdução
Os silicatos constituem a maior e mais importante classe de minerais que constituem as rochas. Um silicato é um composto constituído pelos elementos químicos silício (Si) e oxigênio (O) e eles são muito comuns na natureza mineral. Seus cristais são constituídos por sua unidade fundamental, o tetraedro SiO4 onde cada cátion Si4+ liga-se de forma covalente a quatro ânions O2- localizados no vértice de um tetraedro. Essa estrutura permite que o oxigênio se conecte com o oxigênio no vértice de outro tetraedro. Isso permite que sejam formadas longas estruturas mono, di ou tridimensionais originando compostos com diferentes proporções entre o silício e o oxigênio.
(http://www.infoescola.com/quimica/silicatos)
(http://escrevosobregeografia.blogspot.com.br/2011/01/o-que-sao-os-silicatos.html)
Desenvolvimento
‘ A classe mineral dos silicatos representa em torno de 30% de todos os minerais conhecidos, o que a tornou a classe mineral mais pesquisada, onde sua capacidade de polimerização está vinculada com sua diversidade.
Em Geologia são chamados de silicato as rochas que são compostas de silício e oxigênio (seja como SiO2 ou SiO4) e que também contenha um ou mais metais e hidrogênio. A maior parte da crosta da Terra é composta por silicato. Os silicatos classificam-se em:
- Nesossilicatos: Tetraedros isolados. Exemplo: Olivina
- Sorossilicatos: Tetraedros aos pares. Exemplo: Epídoto
- Ciclossilicatos: Tetraedros em anéis. Exemplo: Berilo
- Inossilicatos: Tetraedros em cadeia simples ou em cadeia dupla. Exemplo: Piroxenas (cadeia simples) e Anfíbolas (cadeia dupla)
- Filossilicatos: Tetraedros em folhas. Exemplo: Biotita e Moscovita
- Tectossilicatos: Tetraedros associados em armação. Exemplo: Feldspato e Quartzo