Significado da adm
INTRODUÇÃO
Nos primórdios da administração moderna, o principal desafio dos homens era evitar a ocorrência de problemas nas organizações. Porém, nem sempre isso era possível e quando surgiam tais obstáculos, preocupavam solucioná-los utilizando métodos que nem sempre agradavam a todos.
O Filme “Germinal” mostra exatamente a forma como as empresas eram administradas e as condições de trabalho que eram oferecidas. Naqueles tempos, o trabalho era sinônimo de escravidão, pois o funcionário era forçado a trabalhar durante dias seguidos, sem condições de segurança e em troca recebiam salários que mal eram suficientes para o próprio sustento.
Porém, com o passar dos tempos, o trabalho passou a ser mais valorizado, pois os administradores passaram a perceber que quando o próprio funcionário sentia-se mais valorizado, este trabalhava mais satisfeito, rendendo mais e com mais qualidade.
Levando em consideração que a variedade de problemas encontrados em uma empresa hoje é muito maior que nos tempos de Fayol e Taylor, foram desenvolvidas diversas ferramentas para serem utilizadas no processo de solução de problemas, auxiliando os administradores a detectar a origem destes problemas de forma mais rápida e possibilitando que sejam aplicadas técnicas mais apropriadas para solucioná- los. Japoneses e americanos foram os precursores destas técnicas e foram rapidamente aceitas em todo o mundo. Porém, devido a flexibilidade destas ferramentas, elas foram adaptadas de país para país, fazendo com que diversas outras técnicas surjam diariamente. O círculo de qualidade ou CCQ será a primeira delas. Ele consiste em organizar um grupo de pessoas que possam estar discutindo possíveis soluções para os problemas que estejam afetando a qualidade ou o desenvolvimento do trabalho. Este grupo poderá utilizar-se de outras técnicas que auxiliem na obtenção da melhor solução, como o
Princípio de Pareto, a técnica do Harmonograma ou Fluxograma, a Tabela dos Itens de