Sigmund Freud
Sigmund Freud nasceu em 1856 na República Checa e faleceu em Inglaterra a 23 de Setembro de 1939. Este grande nome da psicanálise foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria: a Psicanálise.
Psicanálise - Montezuma
A Psicanálise é um método de investigação da mente e do seu funcionamento, é um sistema teórico sobre a vivência, o comportamento e a personalidade humana e um método de tratamento psicoterapêutico.
Esta estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam os seus sentimentos para fora. Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo, esqueciam-se da existência. Freud explorou a mente, desenvolveu uma teoria de personalidade, estudou histeria, neuroses e sonhos. Freud tinha como objeto de estudo o aparelho psíquico humano e como objetivo das suas pesquisas compreender como a personalidade do indivíduo se desenvolve, utilizando para isso o método psicanalítico, a associação livre de ideias, a interpretação de sonhos, os atos falhados, etc…
A Conceção Freudiana do Psiquismo - Baba
Ao longo do seu estudo Freud dá-nos duas representações do aparelho psíquico, aos quais deu o nome de 1ª tópica e de 2ª tópica. Na 1ª Tópica, distingue consciente, pré-consciente e inconsciente, a qual ficou conhecida como Teoria do Iceberg. A mente seria então constituída por três instâncias:
Consciente – a parte mais pequena, a qual era constituída por raciocínios, perceções, pensamentos.
Subconsciente – faz a ligação entre o consciente e o inconsciente e corresponde, na imagem do iceberg, a uma zona flutuante de passagem entre a parte visível e a oculta. O subconsciente é constituído por lembranças, isto é, aquilo de que nos podemos recordar sem fazer muito esforço.