siglas
FARMACODINÂMICA= é o estudo dos efeitos bioquímicos e fisiológicos dos fármacos e seus mecanismos de ação. Estuda o que o fármaco faz no organismo.
FARMACOCINÉTICA= É definida como o estudo quantitativo do desenvolvimento temporal dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos.
FÁRMACO= Fármaco (fármaco = remédio): São substâncias que produzem efeitos benéficos no organismo, diferente da ação dos alimentos. OU É uma estrutura química conhecida com propriedade de modificar uma função fisiológica já existente, ou seja, substâncias ativas com ação terapêutica.
MEDICAMENTO= Substância química capaz de promover no organismo ação preventiva, curativa, paliativa ou diagnóstica.
PREVENTIVA OU PROFILÁTICA= Medicamento que atua como medida preventiva de enfermidades.
TERAPÊUTICA= Parte da medicina que ensina a tratar as doenças e a aplicar os medicamentos.
FORMA FARMACÊUTICA= Líquidas: soluções, xaropes,etc, sólidas: comprimidos, drágeas, cápsulas, pós, pastilhas, granulados, supositórios, óvulos, etc., Semi‑sólidas: pomadas, cremes, pastas, unguentos, etc., gasosas: aerossóis e inalantes.
DROGA= é um composto químico de origem definida, capaz de interagir com um receptor específico e produzir um efeito farmacológico.
PLACEBO= é como se denomina um fármaco inerte, e que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos fisiológicos da crença do paciente de que está a sendo tratado.
FÓRMULA FARMACÊUTICA= composição qualitativa e quantitativa do Medicamento ou Forma Farmacêutica.
EFEITO PLACEBO= é um efeito psicológico que depende da fé ou confiança que o paciente tem no medicamento, na Unidade de saúde ou na pessoa que o orienta.
VIA DE ADMINISTRAÇÃO= é o caminho pelo qual uma substância interage com o organismo. Sublingual – administração debaixo da língua.
Endovenosa – administração direta