SIGLAS
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO DE LICENCIATURA LETRAS PORTUGUÊS
AMANDA ALVES PEREIRA
HELOISA KANIA
SIGLAS
CURITIBA
2012
AMANDA ALVES PEREIRA
HELOISA KANIA
SIGLAS
Artigo apresentado ao Curso Letras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Orientador: Profª. Dra. Cristina Yukie Miyaki.
CURITIBA
2012
SIGLAS
Autoras: Amanda Alves Pereira e Heloisa Kania
Orientador: Profª. Dra. Cristina Yukie Miyaki.
RESUMO
Abordaremos nesse artigo as regras de formação e uso das siglas, como sua grafia e a forma de pronúncia, utilizando como objeto de estudo e exemplo as siglas mais comuns de nosso cotidiano, trabalhando com as diferenças entre os tipos de siglas que foi proposto por Antônio Sandmann, 1997.
A língua reflete e expõe a expressão de um povo que faz dela um meio de comunicação tão relevante cultural e social, por esse motivo existe a importância de realizar uma análise do tema e compreendê-lo de forma que amplie a nossa compreensão da sociedade comunicativa de forma linguisticamente.
Palavras-chave: Reflexão. Cotidiano. Estrutura.
INTRODUÇÃO
Este artigo vai apresentar um estudo na área da Morfologia, é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A direção da morfologia é estudar as palavras olhando-as de forma única, e não englobando sua apresentação nas frases ou períodos em que aparecem. É como um olhar através do qual a palavra mostra a sua atuação na composição e estrutura, por exemplo, se a palavra varia ou não desempenhando função semântica na frase, se ela pode apresentar flexões, se é formada apenas de raiz ou radical ou se inclui mais morfemas lexicais.
Na área de processos de formação de palavras, optamos por focar em uma das subdivisões de abreviatura: as SIGLAS. Utilizamos as siglas em nosso cotidiano como um método de facilitar e agilizar a comunicação, utilizadas na