sifose
Pode ser resultado de uma doença ou de um problema congénito. Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos. É rara a ocorrência em recém-nascidos.
Nos adolescentes a cifose pode ocorrer em virtude do crescimento retardado ou de um distúrbio vertebral durante os períodos de crescimento rápido, é a chamada doença de Scheuermann ou cifose idiopática.
Outras causas, e consequentes fatores de risco, que podem originar a cifose são:
Infecção
Inflamação ou degerescência do disco intervertebral
Alterações musculares
Osteoporose das vértebras (mais frequente no idoso)
Doenças endócrinas
Artrite
Poliomielite
Fraturas por compressão das vértebras
Cancro
Ttuberculose ou postura incorreta. s
É mais frequente no sexo feminino, na proporção de dois para um, e é de difícil diagnóstico antes dos onze anos.
Sintomas
A instalação da deformação (costas arqueadas) faz-se, habitualmente, de forma lenta, com dor ligeira nas costas, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral
Diagnóstico
A observação do doente evidencia a curvatura da coluna (corcunda) que nem sempre é reconhecida pelo próprio, mas pelos familiares e amigos. A radiografia da coluna confirma o diagnóstico.
Tratamento
Depende da causa que origina a deformação: se é consequência de uma postura incorreta, o tratamento é feito por meio de exercícios de fisioterapia, pelo uso de colchões mais firmes e, se necessário, o uso de coletes ortopédicos até se completar o crescimento; o tratamento dos outros tipos de cifose inclui a identificação e tratamento da causa.
Expectativas (prognóstico)
É sempre melhor nas pessoas mais jovens. Se é consequência de uma doença degenerativa, a probabilidade de correcção é diminuta.
Complicações
Dores nas costas, sintomatologia neurológica e redução da capacidade pulmonar, são as complicações mais frequentes.
Prevenção
A postura correta previne a cifose provocada por posições inadequadas. Exames físicos durante a