siemens
Goiânia, 09 de abril de 2014
Aluna: Jéssica Pinheiro Dos Santos
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Tópicos Integradores
Professora: Miriam Martinez
Siemens: Revisão da estratégia de Gestão de Pessoas
Referencias: Case preparado sob a orientação dos professores Francisco Gracioso e Eduardo Rienzo Najjar. ESPM/EXAME
Resumo da obra: A Siemens uma das maiores empresas mundiais, líder na fabricação de equipamentos e componentes para telecomunicações, eletroeletrônica, transporte, iluminação, medicina e informática, fornece também soluções para indústrias alimentícias, cimenteira, papelaria, siderúrgica e etc. E sua principal representação é no Brasil.
A Siemens foi fundada em 1847, e suas atividades iniciaram no Brasil no final do século XIX como concessionária da Cia. Ferro Carril Vila Isabel onde fundou a Cia do RJ e instalou o primeiro centro telefônico com oito mil linhas. Tornou-se a primeira empresa eletrotécnica mundial que se estabeleceu no Brasil em 1905. E em 1939 foi instalada uma fabrica no Brasil produtora de transformadores, hoje são 10 fabricas no Brasil, 13 escritórios de vendas e dois representantes no exterior.
A empresa conta com 7.000 funcionários no Brasil. E no mercado eletroeletrônico brasileiro está entre as empresas lideres do mercado.
As mudanças da estrutura e políticas de Recursos Humanos se deram em 1990 quando o governo provocou a abertura de mercado em vários setores da indústria nacional e entre eles eram muitas as áreas em que a atuação da Siemens destacava-se no cenário nacional. Diante dessa abertura a Siemens decidiu realizar um processo interno de analise do negocio no Brasil.
Foi realizado um diagnostico onde houve a indicação de aspectos que poderiam ser melhorados na estrutura do negocio. Podem ser destacados: As políticas de Rh que não chegavam adequadamente até a base da pirâmide da empresa, diferentes níveis de evolução nas diversas áreas de negócio,