Siderurgia
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS PROCESSOS
NOS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DA
USINA INTENDENTE CÂMARA – IPATINGA
INTRODUÇÃO
O QUE É AÇO ?
“ Aço é a liga ferro-carbono contendo geralmente de 0,008 até aproximadamente 2,0% de carbono, além de elementos residuais resultantes do processo de fabricação ”
Pode-se dizer ainda, que aço é o ferro contendo justamente o carbono suficiente ( menos de 1,0% ) e pequenas quantidades de outros elementos, para fazê-lo duro e não quebradiço.
O ferro em seu estado natural é macio e quase sem uso. Quando combinado com pequenas quantidades de carbono ele se torna mais duro e facilmente quebradiço.
A adição de outras substâncias tais como manganês, silício, cromo e níquel dão ao aço propriedades especiais tais como resistência, tenacidade e resistência à corrosão.
Os aços são fabricados obedecendo a determinadas especificações, de tal forma a atender diversas aplicações : por exemplo, a dureza exigida para lâminas de corte é diferente de uma forte elasticidade requerida para a fabricação de molas.
Várias operações especiais como laminação, tratamento térmico, resfriamento, forjamento, etc., também adicionam propriedades ao aço.
É considerado como o mais versátil de todos os metais.
Ele pode ser moldado, estampado, forjado, transformado, soldado e tecido, proporcionando incontáveis aplicações.
MATÉRIAS PRIMAS PARA PRODUÇÃO DE FERRO E AÇO
Basicamente, uma usina integrada como a Usiminas produz aço em três estágios :
. Fabricação do gusa, onde o minério de ferro é fundido em alto-forno para produzir ferro líquido, contendo cerca de 4 a 5% de carbono.
. Aciaria, onde o excesso de carbono é removido em forno básico a oxigênio, adicionando-se também, os elementos de liga necessários.
. Conformação mecânica, como por exemplo laminação, para obtenção de um produto final no formato e dimensões exigidos
SINTERIZAÇÃO
Sinterização é