Siderurgia
O seguinte trabalho é sobre Siderurgia, mais concretamente é o processo de fabricação e tratamento de ferros fundidos.
É objetivo deste trabalho é mostrar todos os processos realizados pelas empresas siderúrgicas, e o passo a passo na produção e tratamento do aço e do ferro fundido.
Está dividido em 7 capítulos, no primeiro capitulo falaremos um sobre a Definição de siderurgia, no segundo capítulo abordaremos as Características, no terceiro explicaremos os tipos de produtos produzidos pelas empresas, no quarto, os processos de fabricação, no quinto indicaremos os impactos ambientais que essa prática causa, no sexto capítulo vem a conclusão e no sétimo as referências bibliográficas.
O meto de criação deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com algumas tabelas explicando como cada tipo de ferro é produzido.
Siderurgia é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos. Antes de qualquer coisa, porém, é de suma importância definir o que é a metalurgia. A metalurgia é o conjunto de técnicas que o homem desenvolveu com o decorrer do tempo que lhe permitiu extrair e manipular metais e gerar ligas metálicas. Os primeiros metais a serem descobertos foram os metais nobres, que por não reagirem com outros elementos podiam ser encontrados na sua forma bruta na natureza. Esses metais passaram a ser trabalhados quando se descobriu que o calor poderia amolecê-los e trabalhá-los. Acredita-se que, por volta de 2500 a.C., surgiram as primeiras ligas metálicas, com a adição de estanho ao cobre, gerando obronze - uma liga metálica que tinha propriedades superiores às do cobre. O ferro demorou um pouco mais para começar a ser trabalhado, pois não se acha ferro bruto na natureza. O aço é uma variante do ferro que tem em sua composição uma concentração levemente menor de carbono. A concentração de carbono gera uma liga de ferro com uma maleabilidade e durezamaiores do que o ferro puro. O