Short Paper PORTUGU S
535 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnCADMINISTRAÇÃO – EAD
Português
Sabrina Roscamp
PORTUGUÊS
A finalidade da língua é sempre a comunicação; e só há comunicação se uma mensagem for passada e esta for entendida pelo receptor. Uma boa comunicação depende de um bom texto oral e/ou escrito. Para garantir a harmonia do texto é necessária atenção aos seguintes fenômenos: aliteração, emenda de vogais, cacofonia, rima, repetição de palavras, excesso de “que”. O maior cuidado se dá à pontuação e a ordem das palavras. Clareza é uma das qualidades de um bom texto.
Sempre usamos a comunicação com algum objetivo. Para direcionarmos a nossa fala utilizamos de seis funções de linguagem que nos auxiliam, sendo elas: Função Referencial (aponta sentido), Função Emotiva (aponta sentimentos e emoções), Função Conativa (aponta apelação), Função Fática (aponta contato), Função Metalinguística (aponta reflexões sobre a língua) e Função Poética (aponta mensagens, poemas).
Características da Língua Oral: linguagem não padrão, linguagem corporal, intervenção do receptor e contexto situacional. Características da Língua Escrita: linguagem padrão, contextualização, adequação de texto ao leitor.
Aspectos geográficos, socioeconômicos, sexo, etnia, grupos sociais e a idade são aspectos que fazem a língua sofrer variação linguística. Com essa variação, a língua assume diferentes níveis: língua culta (respeita as normas), língua coloquial (ocorre erros aceitáveis), língua vulgar ou inculta (ocorrem grandes desvios gramaticais, não aceitáveis), língua regional (determinada região), língua grupal (determinado grupo), língua técnica (determinada área de estudo), gírias (própria de tribos existentes na sociedade). A coerência é um fator textual importante, pois é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto. Assim com a coerência, a coesão é essencial para um bom texto, ela é o conjunto de recursos linguísticos que