Short paper PAPEL DO EMPREENDEDOR
361 palavras
2 páginas
PAPEL DO EMPREENDEDORA competição econômica atual vem favorecendo e exigindo muito a figura do empreendedor, forçando empresários a adotarem novos paradigmas. Dessa forma este trabalho tem como objetivo abordar o empreendedor em si e suas principais atribuições.
A palavra empreendedor tem como significado aquele que assume riscos e começa algo novo, transforma algo de difícil definição, uma ideia abstrata, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade. Dentro da cadeia de empreendedores há uma diversidade, na qual podemos classificá-los.
Vésper (1980, apud MORALES, 2004) descreve onze tipos de empreendedores: Autônomo, formadores de equipe, inovadores independentes, multiplicadores de padrão, exploradores de economia de escala, agregadores de capital, aquisidores, especialista de compra e venda, formadores de conglomerado, especuladores e manipuladores de valor aparente. Miner (1996 apud MORALES, 2004) destaca ainda outras classificações como: realizadores pessoais, verdadeiros gerentes, empáticos, supervendedores e os especialistas geradores de ideias.
Com tantas qualidades necessárias as dificuldades enfrentadas pelo empreendedor são incontáveis e podem ser relacionadas à variação de mercado, mudanças tecnológicas, ou até mesmo serem intrínsecas do próprio negócio. Dessa forma para ser um empreendedor de sucesso é necessário batalhar assiduamente para a sobrevivência e desenvolvimento de sua empresa. É preciso muito além de um bom conhecimento técnico e gerencial, sendo imprescindível que esse profissional saiba liderar e trabalhar em equipe, seja criativo, disciplinado, inovador, humilde, ousado e que assuma riscos. Essencialmente que aproveite as novas oportunidades no âmbito dos negócios e consiga lidar com os recursos disponíveis no mercado.
Na era do empreendedorismo, são eles quem estão excluindo as barreiras no âmbito comercial e cultural, transformando o mundo mais globalizado, aperfeiçoando os conceitos econômicos,