SHORT PAPER 0716 2
345 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAU- UVAINSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAU-IVA
CURSO
Disciplina:
Acadêmico (a):
TÍTULO
(colocar o nome do assunto que vai discorrer)
Este estudo deseja demonstrar que as teorias elaboradas no passado contribuíram para a sociedade do conhecimento de hoje na gestão das organizações.
Se contarmos com o conhecimento que temos hoje, constatamos as contribuições de importantes estudiosos como: Frederick Wislow Taylor e Henry Fayol na Abordagem Científica. Seguindo com Elton Mayo, Abraham Maslow e Douglas Mcgregor na Abordagem Comportamental, Ludwing Von Bertalanffy e Edwards Deming nas abordagens Sistêmica e Contingencial, conforme evidenciado por Oda e Marques (2008).
Na abordagem Contemporânea destaca-se Peter Ferdinand Drucker, “considerado o pai da Administração Moderna” (ODA; MARQUES, 2008, p.27). O autor leva como base as diversas abordagens resgatando e adaptando às necessidades atuais da sociedade do conhecimento e do mundo globalizado, onde o pensamento estratégico é a grande ferramenta de uma organização para atingir seus objetivos guiados pela missão, conseguindo assim manter-se no mercado inovando no meio em que atua.
O planejamento estratégico e a utilização de ferramentas como a análise SWOT ajudam a identificar as forças e fraquezas (ambiente interno) e ameaças
A gestão dos projetos na escola deve ser democrática e participativa, além da escola, como salienta Barbier (apud Maia e Schubel, 2006, p.27):
O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é o futuro a fazer amanhã, a concretizar um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em ato. Assim é importante destacar que não existe um esquema único ou preconcebido de estruturação de projetos, o que existe são propostas. (BARBIER apud MACHADO, 2000, p.27).
Conclui-se então que as propostas devem emergir do planejamento da escola com a participação da família e da sociedade para que