SHISTOSOMA MANSONI
Morfologia
A morfologia do S. mansoni deve ser estudada nas várias fases que podem ser encontradas em seu ciclo evolutivo: adulto- macho e fêmea-, ovo, miracídio, esporocisto e cercária.
MACHO- mede cerca de 1 cm. Tem cor esbranquiçada, com tegumento recoberto de minúsculas projeções(tubérculos). Apresenta o corpo dividido em duas porções: anterior, na qual encontramos a ventosa oral e a ventosa ventral(acetábulo), e a posterior (que se inicia logo após a ventosa ventral) onde encontramos o canal ginecóforo; este nada mais é do que uma fenda longitudinal, para albergar a femea e fecundá-la. Em seguida a ventosa oral temos o esôfago, que se bifurca ao nível do acetábulo e funde-se depois formando um ceco único que irá terminar na extremidade posterior. Logo atrás do acetábulo encontramos de sete a nove massas testiculares que se abrem diretamente no canal ginecóforo ( o verme não possui orgão copulador e, assim, os espermatozóides passam pelos canais deferentes, que se abrem no poro genital, dentro do canal ginecóforo, e aí alcançam a fêmea, fecundando-a)
FÊMEA- Mede cerca de 1,5 cm. Tem cor esbranquiçada, com tegumento liso. Na metade anterior, encontramos a ventosa oral e o acetábulo. Seguinte a este temos a vulva, depois o útero (com 1 ou 2 ovos) e o ovário. A metade posterior é preenchida pelas glândulas vitelogênicas (ou vitelinas) e o ceco.
OVOS- Medecerca de 150 micrômetros de comprimento, por 60 de largura, sem opérculo, com um formato oval, sendo que na parte mais larga apresenta um espículo voltado para trás. O que caracteriza o ovo maduro é a presença de um miracídio formado, visível pela transparência da casca. O ovo maduro é a forma usualmente encontrada nas fezes.
MIRACÍDIO- Tem um formato oval, com medidas semelhantes ao ovo, e apresenta o tegumento recoberto de cílios. Internamente, apresenta glânculas de penetração (centrais) e adesivas (laterais) que se abrem na extremidade anterior. Na metade posterior do miracídio, além de