SGBD
R: Os sistemas de processamento de arquivos são a forma mais simples e mais tradicional de tratamento da informação - programas criam arquivos e gravam dados diretamente neles. Em um SGBD, programas enviam comandos para um servidor de banco de dados, onde ele processa as informações e retorna os resultados solicitados.
Durante a aula foram descritas algumas das vantagens de um SGBD. Quais são as desvantagens? R: O custo do Software e Hardware para a implementação de um SGBD podem ser caros, é necessário conhecimento específico para sua utilização, há um risco de perca dos dados se estes forem centralizados em um único lugar.
Explique a diferença entre a independência física e a independência lógica.
R: A independência física compreende a independência entre as camadas física e conceitual, isto é, permite as mudanças no esquema interno sem ter que alterar os programas aplicativos. Enquanto a independência lógica gera uma abstração útil para o desenvolvedor usuário final, a independência física gera uma grande abstração importante na estruturação lógica do banco, utilizada pelo projetista de banco de dados. Quais são as responsabilidades de um gerenciador de banco de dados?
R: Interação com o gerenciamento de arquivos, cumprimento de integridade, cumprimento de segurança, cópias de reserva (backup) e recuperação (restore), e controle de concorrência.
Quais as tarefas de um DBA?
R: É desenvolver e monitorar o desempenho dos servidores de banco de dados, desenvolver documentação de sistemas, bancos de dados e sistemas, instalar e manter os sistemas gerenciadores de banco de dados, explorando toda sua potencialidade, realizar teste e monitoramento de performance nos banco de dados, ajuntando os ambientes quando necessário bem como efetuar o planejamento desta capacidade, gerenciar ao níveis de acesso de modo a garantir maior