Sgbd
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
RAFAEL MOREIRA LOPES RA
BANCO DE DADOS PARA AMBIENTE DE REDES
1º SEMESTRE
CAMPO GRANDE, MS 2012
Evolução dos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD)
1.1 Os anos sessenta e setenta, centralizado
DBMS para os anos sessenta e setenta (IMS da IBM, IDS Bull, Univac DMS, etc) foram centralizados sistemas totalmente, como convém a esses anos de operação de sistemas e hardware para o qual foram feitas: a grande nível informático da empresa e uma rede de terminais burros e memória.
O SGBD primeiro na década de sessenta, mas eles foram chamados e foram destinadas a facilitar a utilização de dados de grandes conjuntos em que as inter-relações são complexas.O arquétipo de execução foi o Bill de materiais ou peças explosão, típicos da construção civil, automotivo de naves espaciais e áreas afins. Estes sistemas trabalhou apenas em lotes (batch).
Aparecendo teclado terminais, ligados ao computador central através de uma linha telefônica, eles começam a construir grandes aplicações em linha de processamento de transações (OLTP). O software DBMS estavam intimamente ligados à comunicação e gerenciamento de transações.
Apesar de escrever programas de aplicações utilizando linguagens de alto nível como Cobol ou PL / I, foram também as instruções disponíveis e sub-rotinas especializadas para tratar BD exigindo que o programador conhecia muitos detalhes do projeto físico, e que fez o tinha uma programação muito complexa.
Como os programas estavam relacionados ao nível físico, deve mudar continuamente, quando foram feitas alterações no projeto e na organização do banco de dados.A preocupação básica foi a de maximizar o desempenho: tempo de resposta e as transações por segundo.
2.2. Os anos oitenta: SGBD relacional minis Computadores, primeiro, e depois micro computadores, espalhados computador para praticamente todas as empresas e instituições.
Isso