sga sistema de gestão ambiental
SETOR DE USINAGEM: ESTUDO DE CASO ? CEFER ? ILHA SOLTEIRA ? SP
HORST, Liviane Vanessa *
Orientador(a): ALVES, Sandro Correa
Gestão ambiental caracteriza-se pela orientação à possível prevenção, dos danos ao meio ambiente. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) racionaliza efeitos e causas baseados na abordagem dos recursos naturais como matéria prima e a geração de resíduos industriais, visando a redução do impacto ao meio ambiente através da colaboração de todos os setores da empresa. Neste contexto, objetiva-se a realização de estudos sobre a implantação do SGA em empresas do setor de usinagem, atuantes principalmente na produção e manutenção de peças, utilizadas em usinas e indústrias. A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico e estudo de caso realizado na empresa CEFER localizada no município de Ilha Solteira ? SP.
Esse segmento empresarial gera volumes consideráveis de resíduos devido à utilização de minérios em sua cadeia produtiva. Resultados parciais indicam que dentre os principais resíduos gerados no setor a empresa destina de forma correta (reciclagem ou reuso) papéis, metais e madeira. Entretanto, o processo de gerenciamento ambiental deve ser aplicado à destinação dos demais resíduos gerados como óleos, fluídos lubrificantes utilizados nos tornos
CNC, graxas e polímeros, e ao adequado gerenciamento de água, energia elétrica e combustíveis automotivos. Concluí-se que, de todos os resíduos gerados na empresa, 90% possuem potencial de reaproveitamento, reciclagem ou logística reversa, restando apenas poucos rejeitos como varrição e lixo de sanitários para descarte. A empresa, objeto do estudo, inseriu parcialmente a vertente ambiental em seu sistema produtivo, entretanto sua totalidade só será alcançada por meio de orientação profissional adequada e de um SGA direcionado às suas necessidades.
Palavras-chave: Sistema de gestão ambiental.