Sffds
812 palavras
4 páginas
Ressonância Magnética[pic]
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
É uma tecnologia médica de imagem que usa um campo magnético e ondas de rádio para obter imagens do corpo. É um método de imagem seguro.
O FUNCIONAMENTO DO APARELHO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Um tubo atravessa o íman (magneto) da parte dianteira para a traseira, formando uma espécie de vão. O paciente deita-se de costas numa mesa especial e desliza para dentro do vão onde entra primeira cabeça ou os pés, dependendo do exame que vai realizar. O aparelho percorre o corpo do doente e a parte que vai ser examinada deve ficar no centro do campo magnético, para se iniciar o exame, construindo assim uma espécie de mapa dos tipos de tecidos que vai originar imagens em 2D ou 3D. Este íman muito poderoso faz com os protões do corpo se orientem a favor ou contra direcção do forte campo magnético do aparelho.
A água é um factor crítico importante para a RMN, uma vez que a sua funcionalidade é devida ao facto de 75% do corpo humano ser constituído por água. A molécula de água (H2O) é composta por 2átomos de hidrogénio (H) e um átomo de oxigénio (O). O interior do núcleo de cada hidrogénio contém um protão.
Sob condições normais, estes protões estão constantemente em movimento de rotação, que os envolve dentro de um pequeno campo magnético. Normalmente, este campo magnético intrínseco é orientado aleatoriamente, isto é, não apresenta uma orientação específica. A intensidade do sinal da RM de um determinado tecido está relacionada com a densidade dos protões nesse tecido, e consequentemente com o conteúdo em água. Quanto maior for este conteúdo, mais forte é o sinal da RM e melhor a imagem resultante, sendo esta a razão porque os humanos são candidatos ideais para a realização de uma RMN. Tecidos diferentes contêm quantidades de água diferentes, e normalmente verifica-se que os tecidos com lesões têm mais água que um tecido saudável. Na RM, os principais alvos