Sexualidade Na Adolecencia Projeto De Intervenção
2012
PROJETO DE INTERVENÇÃO
1. Apresentação
Este projeto visa garantir o atendimento aos adolescentes na iniciação naa vida sexual, prevenindo o mesmo para possíveis situações indesejáveis.
O comportamento sexual de um indivíduo depende não só da etapa de desenvolvimento em que ele se encontra, como do contexto familiar e social em que vive. Atualmente os meios de comunicação extensivos fazem muitas alusões ao sexo fácil, seja através de televisão, rádio, internet, revistas, entre outros, deixando dúvidas em relação à época mais adequada para o início das relações sexuais. Ao mesmo tempo em que a atividade sexual na adolescência já é vista como um fato natural, largamente divulgado pela mídia, que estimula a aceitação social da gravidez fora do casamento, também existem atitudes machistas rejeitando as mulheres não “virgens”, com isso surgem dificuldades no relacionamento familiar e social, tais como realizar as atividades escolares, rebeldia, envolvimentos suspeitos. A sociedade muitas vezes cobra atitudes castas, e os rapazes, que têm de provar sua masculinidade precocemente, com o início muitas vezes prematuro da sexualidade, por pressão. Freud diz que é somente após a puberdade que o comportamento sexual assume sua forma definitiva. A identidade sexual só é consolidada no final da adolescência, com a passagem para a idade adulta (Aberastury et al., 1988).
Outro aspecto importante é a defasagem existente entre a maturidade biológica, alcançada mais cedo, e a maturidade psicológica e social que cada vez mais tarde se torna completa. Perante este quadro os jovens se encontram perdidos, sem um parâmetro social claro de comportamento sexual e com uma urgência biológica a ser satisfeita em idade precoce.
Durante a adolescência é comum observarmos uma fase de “homossexualidade”, em que as meninas convivem com suas amigas intimamente, trocando confidências e os meninos buscam parceiros para brincadeiras e vivências. É uma fase de experimentação sexual,