Trabalho Leonardo Ind
A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É ele que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais seus objetivos e metas, e quais os possíveis caminhos para poder atingi-los.
A construção ou reconstrução do PPP necessita de um estudo profundo e principalmente uma reflexão sobre como estão sendo desenvolvidas as ações, levando em conta os desafios que surgem durante o processo de execução. O processo de planejamento constitui-se como base fundamental do processo de elaboração, implantação e avaliação do PPP.
No Brasil, a elaboração dos projetos políticos pedagógicos intensificou-se após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que estabeleceu a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. Em seu artigo 12, inciso I, a LDB prevê que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica” (BRASIL, 1996).
2 DESENVOLVIMENTO
Mas, qual a importância do PPP para a Educação Básica? Segundo Veiga (2002) o projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente.
Deixou de ser apenas um conjunto de planos e se fez amplo, por ser projeto apresenta propostas, é inacabado, inconcluso. Por ter dimensão política tem o comprometimento com a formação de cidadãos. E por ser pedagógico, permite a organização de atividades educativas, além de ações necessárias para o ensino e aprendizagem.
Ao construir os projetos, planeja-se o que há intenção de fazer, de realizar. Para Gadotti:
Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro.
Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova