serviço social e questoes agrarias
ACADÊMICO:
Camila Alves de Sousa
ORIENTADOR:
COORDENAÇÃO DO CURSO:
Térça Umbelina da CostaBispo
1 INTRODUÇÃO
O trabalho a ser pesquisado será no assentamento Serra Verde onde moram praticamente 98 assentados, o local fica a aproximadamente a uns 32 km de Barra Do Garças. Esta é uma classe que luta por melhorias perante a luta desigual pelas terras, ode os trabalhadores rurais se constituem historicamente como categoria submetida a um processo de expropriação e violência pelas forças econômicas e políticas.
Autores como Netto e Sant’Ana, referência na profissão do Serviço Social, afirmam que “A questão agrária é um das expressões da questão social, pois reflete as contradições postas pelo capitalismo no meio rural, e no Brasil com particularidades históricas extremamente perversas” (2004, p.2).
Segundo Canesqui “o debate da questão agrária, historicamente polêmico, recompõe-se na atualidade, seja pela não efetivação da reforma agrária, [...] seja pelo modelo de agricultura hegemônico” (2007, p.1).
Para Rodrigo, “a denominada Questão Agrária Brasileira se apresenta no cenário histórico nacional desde há muito com diferentes facetas e denominação, mas, como pano de fundo” (2001, p.1).
O Compromisso com essa categoria implica ao assistente social buscar como horizonte de sua pratica o movimento de transformação dessa realidade, estabelecendo-se como participante do processo de fortalecimento do saber popular mediante o reconhecimento das suas potencialidades, visualizando a participação desse setor nos processos decisórios como conquista da demanda pelo acesso mais qualitário a terra, emancipação e edificação de uma nova cidadania, traduzida em melhores condições de vida e trabalho.
2 TEMA (ASSUNTO)
Serviço Social e Questões Agrárias
2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O trabalho do assistente social no desenvolvimento dos assentamentos rurais
3 PROBLEMA
O Serviço Social atua frente às problemáticas das questões agrárias de forma