Serviço social na contemporaneidade
A introdução é uma analise dos tempos atuais, focalizando o serviço social dentro deste conteúdo. Num primeiro ângulo demonstrando que há um momento d desafios, onde não há facilidades.
Os assistentes sociais são desafiados neste momento de divisas, de gente cortada em suas possibilidades de trabalho é de obter seus meios de sobrevivência ameaçadas na própria vida. Estamos na era do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego. Mais uma vez este tempo traz como desafio ao assistente social a luta dos trabalhadores por sobrevivência, estando cada vez mais difícil um trabalho estável . Aumenta ainda, contudo, a exclusão social de jovens, mulheres e crianças.
Serviço Social na Contemporaneidade
Como disse José Saramago, a humanidade é um desastre continuo. O mundo esta errado é nós não fazemos nada para concertá-lo. Sabemos que há muito a ser feito e o poder para mudar tudo é nosso, mas apenas cruzamos os braços e deixamos as coisas acontecerem.
Hoje em dia temos que ter um olhar critico para o mundo e principalmente para a política. As transformações que vem ocorrendo nos países ocidentais nos últimos anos revelam o acelerado empobrecimento de grande parte da população. Transformações que se devem, sobretudo, a reestruturação produtiva, com a introdução de novas tecnologias substitutas da força de trabalho humana e que elevam os índices de desemprego. Conseqüentemente, as condições de vida nestas sociedades vêm se tornando muito difíceis. Segundo Marilda V. Iamamoto, autora do livro: O Serviço Social na contemporaneidade, trabalho e formação social, “devemos romper com a visão endógena , focaliza, uma viso de dentro do serviço social, prisioneira em seus muros internos” (p.20). Pois o Assistente Social hoje irá formular e participar da política publica, bem com irá atuar na gestão das políticas sociais. Iremos ser o profissional que irá romper com a rotina institucional é buscamos aprender o movimento das realidades para detectar a