serviço social na cena contemporanea
Muitos, jovens em todo o mundo caem nas armadilhas no mundo virtual. Vamos refletir o que podemos fazer para sair dessas artimanhas de pessoas mal- intencionadas e criminosas.
Num mundo globalizado em que vivemos, com várias tecnologias em nosso meio, devemos tomar certas precauções para não temos problemas, a rede de computadores, redes sociais, chats etc. são ótimos em um mundo que está passando por várias mudanças constantes. Os meios de comunicação usada corretamente pode nos ajudar e muito em nosso desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, mas usado de forma errada trás consequências serias como por exemplo, crimes, especulação, bullying, calunias etc.
Nós como pais, temos o dever de alertar nossos filhos contra esse tipo de crime que acontece nas redes de informações, como tem o exemplo de Priscila Borges : os nossos adolescentes já admitiram que tem amigos ou já encontraram pessoas que conheceram pela internet sem conhecimento dos pais, isso equivale à 24% dos adolescentes.
Por isso, pais ou responsáveis pelos nossos jovens devem sempre orientar pra que esses jovens não caiam nessas armadilhas virtuais, e que faça o uso das tecnologia de forma correta e cociente.
Outra observação, é que até os acadêmicos caem nesse tipo de armadilha virtual, alguns por serem muito tímidos ou querendo conhecer novas pessoas, terminam caindo nessas ciladas e ai começam a se relacionar via bate papo, sem que nunca tenha visto pessoalmente, e com o passar do tempo eles terminam se envolvendo com essas pessoas, terminam então se iludindo, ai acontece crismes, chantagem, constrangimento, bullying etc.
Nós acadêmicos devemos sempre tomar muito cuidado com esses tipos de amizades virtuais, e se tem amigos na rede, devemos ser amigáveis, cordiais, educados, não profanar a imagem alheia e sempre observar está atento as pessoas em que nos relacionamos em rede para não cair em armadilhas, e lembrar sempre. “