serviço social contemporâneo
Nesta pesquisa sobre leitura e produção de texto encontramos várias formas de gêneros textuais, onde foram realizados relatórios dissertativos argumentativos, onde identificamos também vários tipos de gêneros e abordamos também as mudanças ortográficas na língua portuguesa.
Basicamente foi elaborado pela obra de Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias “Ler e Compreender” os sentidos do texto.
Esta pesquisa foi elaborada em base de idéias que originou-se após segunda-feira de livros apresentada para professores municipais em ponta grossa-PR. Como forma de trabalho eleita para formação de leitores na escola, no âmbito da disciplina de língua portuguesa.
Onde os professores chegaram a conclusão do desafio confrontado insistentemente com a formação dos leitores na escola. Como e quais competências em leitura desenvolver? Como ler e aprender a ler? Ou ainda formar leitores?
Batista e Galvão (1998) no artigo da revista presença pedagógica, chamado a leitura na escola primaria brasileira dedicava-se a elaboração de uma visão panorâmica para o ler nesta instituição. Em suas pesquisas percebem realidades antigas através das pesquisas que encontram em materiais didáticos, programas e disciplinas e regimentos escolares.
Acervos circulantes já existiam desde os anos 30, o discurso que apoiava a importância da biblioteca na escola, na construção de uma educação mais moderna e renovada.
A BC é um modelo que vem ser a uma pratica comum na escola, de seleção e indicação para todas as séries de um único livro pelo professor. A proposta de alguns governos estaduais é de implantação nas redes escolares da sala ambiente com espaço reservado de trabalho para cada uma das disciplinas ou grupo de disciplinas dos currículo escolares, que podem ajudar de uma forma melhor a BC.
A leitura é uma atividade complexa que envolve o sujeito inteiro: seu cotidiano, sua memória, seus interesses, suas intimidades, seus segredos e afetos.