SERVIÇO SOCIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SERVIÇO SOCIAL 4ª Semestre
Tutora a distancia: Professora Mª. Edilene Xavier Rocha Garcia Fundamentos das Políticas Sociais
BELÉM – PARÁ
ALUNOS:
Ana Claudia Soares dos Santos/RA: 403929
Edilene de Deus Rebelo/ RA: 402521
Edjanne Lorena da Silva de Souza/ RA: 402341
Fernando Silva Sampaio/ RA: 404918
Renata Silva Garcia/RA: 386054
Atividade Prática Supervisionada do Curso de SERVIÇO SOCIAL da ANHANGUERA/UNIDERP, disciplina Fundamentos das Políticas Sociais, com orientação da Professora Mª. Edilene Xavier Rocha Garcia.
Belém, 30 de setembro de 2013.
A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Debater a política social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social, ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes.
Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego “politiká”, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
Política é a habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter os resultados desejados. Ainda, segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, é a ciência dos fenômenos referentes ao Estado. Um sistema de regras relativas à direção dos negócios públicos.
Política social é um conceito que a literatura especializada não define precisamente.
De um ângulo bem geral, no âmbito das Ciências Sociais, a política social é entendida.
Como modalidade de política pública e, pois, como ação de governo com objetivos.