Serviso social
O que significa mudar?
A partir das sociedades antigas e medievais, sobre as quais os avanços da pesquisa históricos lançaram importantes luzes e colheram significativas evidências sobre a sua organização social e econômica.
Permitem que os historiadores afirmem, com certa precisão, que já nessa época se realizavam transações monetárias que visavam o lucro e que portanto, em um sentido muito elástico do termo , podem ser consideradas transações de natureza capitalista. Desta forma ,elas estariam presentes em praticamente todas as épocas históricas , tornando muito complexa a tarefa de precisar o momento de surgimento do capitalismo ou mesmo sua periodização histórica.
No período que vai do século XVII ao XIX, quando se desenvolve o capitalismo concorrencial, em sua fase mercantil e industrial, a articulação de tais circunstâncias e fluxos cria condições muito favoráveis ao crescimento de uma sociedade capitalista. O século XVII, além de ter abrigado algumas unidades fabris de produção, testemunhou a criação de importantes invenções, que por certo prenunciavam um futuro já próximo. Abrindo caminhos para uma nova politica econômica e social, liberando a indústria das concessões de monopólios feitas pelos reis e criando os espaços necessários para a livre expansão do capitalismo. Na Europa palco da Revolução Inglesa e Revolução
Francesa, revoluções que tem vida curta, suas conexões com o capitalismo são de uma importância crucial. A Revolução Francesa que realiza no plano político o transita para o capitalismo. O impacto por ela produzido, na busca de seu objetivo de derrubar o Antigo regime e instalar a sociedade burguesa, levou á demolição da máquina estatal e faz ruir a estrutura social de feudalismo.
Mudando a face, a estrutura e a dinâmica da