Servidor dns - bind
DNS
O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído, examina e atualiza seu banco de dados, resolve nomes de servidores em endereços de rede (IPs). Com o crescimento da Internet tornou-se inviável saber o IP de todas às páginas que gostaríamos de acessar, então, para resolver isso foi criado o D.N.S.
DNS
O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. Num sistema livre o serviço é implementado pelo software BIND. Esse serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário. O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Quando não é possível encontrar um domínio através do servidor primário o sistema tenta resolver o nome através do servidor secundário.
ZONA
São as informações sobre um domínio. Destas informações fazem parte os apelidos de um servidor e um domínio, ex.: às vezes quando está navegando na Internet e digita um endereço como www.exemplo.com automaticamente a página é aberta, agora e se você tivesse digitado exemplo.com, esta página não poderia ser aberta da mesma forma. Pois é, isto depende da configuração do seu arquivo zona.
SERVIDOR DE NOMES
O banco de dados para resolução de nomes é hierárquico e distribuído, sendo que, existem os domínios raiz, estes trabalham apenas com domínios de primeira grandeza como: .org, .com , .net e, extensões dos países, como: .br, .usa, .jp, etc.
BIND
A instalação do BIND é feita através do seguinte comando: #apt-get install bind9 Após a instalação do pacote bind9, o daemon "named" será iniciado e o BIND já entrará em funcionamento. Os arquivos de configuração do servidor de nomes ficam armazenados no diretório/etc/bind e os arquivos de zonas a serem criados deverão ser colocados no diretório. • /var/cache/bind, de acordo com o valor do