Servidor dns
Referir-se aos hosts pelo seu endereço IP é bastante conveniente para computadores, porém para as pessoas o ideal é referir-se pelo seu nome. Para isso precisamos de uma tabela que converta o IP em nome e nome em IP.
Porém com o crescimento, já com milhares de computadores e outros milhares entrando, na internet fica impossível para qualquer um manter uma tabela desse tipo sempre atualizada. É ai que entra o servidor DNS, ou servidor de Nomes. O Servidor de nomes é uma base de dados, pública, mantida pelos sites que proporcionam a tradução já citada.
O arquivo hosts.txt
A velhos tempos, quando haviam poucos computadores conectados a ARPAnet (antiga rede predecessora da internet), cada computador tinha um arquivo hosts.txt, que depois foi alterado para o /etc/hosts no UNIX. Esse arquivo continha informações sobre todos os hosts da rede. Com tão poucos computadores, o arquivo era pequeno e fácil de mantê-lo atualizado.
A manutenção do arquivo hosts.txt era mantido pela SRI-NIC. Quando os administradores queriam fazer uma alteração no arquivo, enviavam a solicitação por e-mail. Quando uma alteração era feita, os administradores baixavam o arquivo via FTP.
A medida que a internet crescia, a idéia da administração centralizar os nomes dos hosts e a atualização do arquivo hosts.txt tornaram-se um grande problema, então a SRI-NIC projetou, no início dos anos 80, um banco de dados distribuído para substituir o hosts.txt. Esse novo sistema ficou conhecido como Domain Name System (DNS).
O DNS
O DNS é um banco de dados distribuído criado sob uma estrutura de domínio hierárquica. Cada computador que se conecta a internet o faz a partir de um domínio Internet. Cada domínio internet tem um nome de servidor com um banco de dados dos hosts em seu domínio. Quando um domínio se torna muito grande, a tarefa pode ser delegada a subdomínios, a fim de reduzir a carga administrativa.
O arquivo /etc/hosts
Ainda que o DNS se constitua no principal meio de resolução de