servico social atps de gestao do sistema unico SUAS
O Sistema Único de Assistência Social ( SUAS) foi aprovado em 2005 pela CNAS e tornou possível essas ações níveis gestores, sendo assim a estrutura básica e consolidação do SUAS, organizando recursos federais, estaduais e municipais visando implementação.
As principais atuações:
Proteção básica: atua na prevenção de risco por meio do desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares.
Proteção Especial: atua em prol de pessoas em situação de risco e que seus direitos foram violados ou ameaçados.
Beneficios Assistenciais: Garante aos demais articulação de assistente social promovendo ao cidadões acesso à inclusão no serviço.
Programa de Erradiacao do Trabalho Infantil: trabalho em prol das crianças e adolescentes e promover ações para a retirada da exploração infantil junto PETi e BolsasFamília.
Gestão do Trabalhador: Atua valorização reconhecimento do trabalho em todas as dimensões.
CRAS e CREAS
O CRAS ( Centro de Referência de Assistência Social) e o CREAS ( Centro de Referência Especializado de Assistência Social) dividem o atendimento em seguintes níveis de complexidade: Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE).
CRAS - oferece serviço de assistência social às famílias e indivíduos em relação em a situação de vulnerabilidade social. E é objetivo é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, buscando com suas ações priorizar a promoção da autonomia, das potencialidades e fortalecimento dos usuários.
CREAS - oferece o serviço de proteção social especial de média complexidade e é responsável pela oferta da orientação e apoio especializado e continuo aos indivíduos e famílias com direitos violados direcionado o foco das ações para família