Servi O Social Tem Como Base A Defesa E A Valoriza O Das Classes Menos Desfavorecidas
Pensar em Serviço Social hoje é refletir profundamente nas questões sociais, no outro, na solidariedade humana. É estar consciente do papel a desempenhar, é conhecer a verdadeira história do Serviço Social, bem como todas as mudanças e avanços pelas quais esta área vem passando.
O Serviço Social não é uma área que surgiu sozinha, por si própria. É uma área que conta com a contribuição de outras áreas do conhecimento. Surgiu a partir da necessidade de se pensar nos problemas que envolviam uma determinada comunidade, bem como em propor medidas que amenizassem esses conflitos e melhorassem a convivência humana.
Esse presente trabalho busca esclarecer um pouco mais o conceito de Serviço Social, sua trajetória no Brasil, seu verdadeiro objeto de estudo e a necessidade do profissional estar atento e estar realmente consciente da sua função a desempenhar na sociedade.
- justificativa
Esse trabalho visa esclarecer o conceito de Assistência Social, demostrando sua importância para a sociedade, identificando também os principais problemas em que o Assistente Social está envolvido, e qual deveria ser o seu papel em relação com as classes sociais do qual, o mesmo o assistente social trabalha. Portanto a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados, programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade.
A valorização do Serviço Social
Serviço Social tem como base a defesa e a valorização das classes menos desfavorecidas, criando estratégias para buscar o consenso e, assim, interromper as lutas reivindicatórias da classe operaria e subordinada, tendo em vista minimizar a