SERTÃO DO NORDESTE
A região nordestina dos sertões calcinados pelo Sol, onde pessoas e animais morrem de sede, fica no interior Região Nordeste, vale médio do rio São Francisco e norte de Minas - é o chamado Polígono das Secas.
Características
a) Estrutura Geológica e Relevo: o sertão do Nordeste é a área dos planaltos cristalinos de superfície arrasada - bastante aplainados -, das depressões entre chapadas - planaltos sedimentares de topo plano - como as do Araripe (Ceará-Pernambuco) e do Apodi (Ceará-Rio Grande do Norte). No alto e nas encostas das chapadas encontram-se os "brejos", áreas que se destacam por apresentar maior umidade dentro do sertão. De maneira geral, os solos são de areias quartzosas - rasos e pedregosos, impermeáveis à água da chuva - numa paisagem de relevo ondulado.
b) Clima: domínio do clima Tropical Semiárido quente e seco, com chuvas irregulares - mal distribuídasdurante o ano -, ocasionando estiagens prolongadas que podem, por sua vez, originar secas de 7 a 8 meses. A região apresenta os menores índices pluviométricos do país, menos de 1 000 mm anuais, e temperaturas médias entre 24 °C e 27 °C.
c) Hidrografia: a maior parte dos cursos de água que atravessam o Sertão são intermitentes, isto é, não correm o ano todo, secando com as estiagens prolongadas. Os maiores rios do Sertão, como o Jaguaribe e o Mossoró, são considerados "semi-intermitentes" por ficarem com o volume de água bastante reduzido, mas nem sempre chegam a secar. O único rio perene - que corre o ano todo - que atravessa grande área do Sertão é o São Francisco, apelidado por isso de "Nilo brasileiro".
d) Vegetação: a formação vegetal típica adaptada ao clima quente e seco do Sertão é a caatinga. O domínio da caatinga constitui um conjunto vegetal formado por pequenas árvores esparsas, que perdem as folhas durante o período da seca (marmeleiro, juazeiro), arbustos espinhosos com plantas xerófilas - adaptadas à escassez de