serpentina
Neste presente trabalho, terei como assunto principal o estudo da serpentina mineral,os tipos de serpentina, suas propriedades física ou química , cor , brilho, clivagem , hábito e sua historicidade de modo a ter ou reter um conhecimento desse mineral do grupo dos filossilicatos.
Serpentina Mineral
Mineral
É toda substância homogênea, sólida ou líquida, de origem inorgânica e que surge, naturalmente, na crosta terrestre, normalmente com composição química definida e, que se formado em condições favoráveis, terá estrutura atômica ordenada condicionando sua forma cristalina e suas propriedades físicas.
SerpentinaÉ um mineral de cor verde, seu traço é branco, seu Brilho pode ser ceroso ou sedoso, não possui nem clivagem e nem fratura, seu hábito é maciço, agregado ou fibroso, possui dureza de aproximadamente de 3.
Serpentina é o nome dado a um grupo de minerais de filossilicato hidratado de magnésio e ferro ((Mg, Fe)3Si2O5(OH)4) comuns minerais constituintes de rochas. Pode conter quantidades menores de outros elementos como o cromo, manganês, cobalto e níquel. Em mineralogia e gemologia, o termo pode referir-se a qualquer uma das cerca de 20 variedades pertencentes ao grupo da serpentina. Existem três importantes minerais polimorfos da serpentina: antigorite, crisótilo e lizardite.
.
Tipos de serpentina
Antigorite ou antigorita
Fórmula química - (Mg2Fe)3(Si2O5)(OH)4²
Composição -30,15% MgO, 17,92% FeO, 39,95%, SiO2, 11,98%H2O
Cristalografia – Pseudo-ortorrômbioClassse-prismática
Propriedades ópticas – Biaxial negativo
Hábito – Minúsculas folhas irregular.
Clivagem – perfeita em (001)
Dureza – 3,5 à 4.
Densidade relativa – 2,5 à 2,6
Fratura – coinchoidal no agregado
Brilho – sedoso ou graxo
Cor – verde, amarelo-esverdeado ou cinza-esvereadoAssociação – pode estar associada a olivina , piroxênio e anfíbios.
Propriedades diagnósticas – pode ser identificada pelo hábito , cor e associação
Ocorrência – gerada por processos