Sergio trabalho 01
Graduação Letras – Disciplina: Estudo de linguagem I
Professor: Sérgio Gomite
Aluna: Ana Paula Mota Araújo Tabelini
No vídeo “Princípios Gerais da Linguística” a professora Cristina Altman, que é professora titular do Departamento de linguística da USP e coordenadora do Centro de Documentação em Historiografia da Língua (CEDOCH), apresenta de forma geral a teoria de Ferdinand Saussure sobre a linguística, ele foi um linguista e filosofo franco-suíço que tinha conhecimento de diversos idiomas como sânscrito, inglês, grego, alemão e francês.
A linguística, segundo Altman, pode ser definida como um campo do conhecimento uma vez que o homem se preocupa e reflete sobre a sua língua e a língua dos outros, no entanto se for conceituá-la como disciplina, trataremos de algo recente, podendo se falar de linguística como uma ciência autônoma que surgiu no início do século XX e tem como objetivo estudar o surgimento das línguas naturais. Sendo assim é importante também ressaltar o conceito de língua que é a manifestação concreta de uma capacidade universal humana abstrata.
Para a realização do estudo da linguagem Saussure define que o ponto de vista cria o objeto, sendo assim o linguista que define sobre que foco vai estudar a língua, uma vez que se trata de algo complexo, variado e pouco homogêneo e coloca como objeto de estudo a Langue (língua, sistema inconsciente presente no cérebro de todo ser humano) e Parole (fala).
Saussure cria também o conceito de signo linguístico que é a união entre duas imagens, significante e significado, é um sistema mental em que as experiências que o indivíduo tem com os objetos e sentimentos são registradas e definidas em seu cérebro, recebendo o nome de significado e associada a uma representação sonora, que ainda não é um som uma vez que está no cérebro do indivíduo que é chamada de significante. Este sistema está organizado sincronicamente no cérebro dos indivíduos.
Ele