SERA DEUS UM MATEMATICO
Leonardo Drumond Ribeiro Bittencourt
Matricula - 2015121457
Professor: Wilson Jorge
Resenha crítica
Será Deus um matemático? (Marcelo Gleiser)
Rio de janeiro, Rio de Janeiro
2015
O artigo em questão descreve um dos assuntos que nunca saberemos se de fato é ciência ou uma criação do homem, se foi idealizado por Deus ou por outra raça. Nem os grandes pesquisadores chegam a um consenso, para definir esse impasse. Neste artigo “Será Deus um matemático?” (Marcelo Gleiser), o foco é o surgimento da matemática, são tragos argumentos para se discutir se a matemática foi realmente descoberta ou se ela foi simplesmente criada para satisfazer as necessidades da humanidade e acabou se tornando uma ciência exata. Uma coisa é certa, nos dias de hoje a matemática é uma ciência exata. Gleiser afirma que a matemática é uma criação humana com uma linguagem para descrever a nossa realidade, e existindo uma outra civilização no universo, ela irá desenvolvê-la ou criá-la de acordo com suas descobertas e necessidades.
Outro ponto levantado por Gleiser é a "efetividade da matemática" (termo do Nobel Eugene Wigner) que achava a eficácia da matemática na descrição dos fenômenos naturais surpreendente. Por que ela funciona tão bem a ponto de nos permitir prever coisas que nem sabíamos que poderiam existir? Mais umas das perguntas que não ainda não foi respondida.
A cada pergunta feita aparecem mais perguntas sem respostas concretas. Será que a matemática sempre esteve entre nós com suas regras, universais por assim dizer, e que resta a cada civilização descobri-la e mergulhar fundo em seus mistérios para assim poder a matemática conquistar todo o universo e o mundo em que vivemos?
Após leitura do artigo e pesquisas sobre o assunto concordo com muitas das questões, opiniões e afirmações feitas pelo autor, contudo, discordo de Gleiser quando este afirma que “O único Deus