Ser diferente
Para o desenvolvimento deste estudo dirigimos até a Secretaria de Assistência Social do Municipio de Eunápolis e entrevistamos a Sra. Marta Costa Santos, Gestora do Bolsa Família da cidade de Eunápolis que prontamente respndeu todos os dados solicitados. De acordo com a Gestora, existem no município cerca de 17.000 famílias cadastradas, 8.000 já são beneficiadas pelo Programa, 8.000 estão aguardando a análise e aprovação, destas 8.000 famílias beneficiadas, 7.200 são de famílias monoparental feminina, 80% são chefiadas pela mães e 20% pelos avós.
Nota-se que em um município com cerca de 102.628 habitantes, conforme dados do IBGE/2012, existem um grande número de famílias cadastradas, apresentando dados que leva-nos a análisar que existem muitas famílias no municipio que necessitam de apoio das Políticas Públicas.
2ª Parte
A família atualmente é reflexo de um passado que veio fragmentando os laços familiares, é produto da evolução histórica dos movimentos sociais políticos, como exemplo, a introdução da mulher no trabalho, as conquistas sociais, entre outros.
As relações no seio da família contemporânea foram e estão sendo inevitavelmente afetadas pelo papel e pelo status, que se modificam, das mulheres. Sua maior independência econômica, social e afetiva e também na sua igualdade política e legal contribuíram para uma relativa igualdade dentro da família.
O tradicional padrão patriarcal, onde o pai era o chefe da família, muito lógico numa unidade de produção, sendo a manutenção da família obrigatória pelo pai e que exigia direção e liderança, dificilmente sobreviverá numa família que passou a desempenhar o papel importante como repositório de afetos.
Ainda que perdure o valor essencial da família tradicional que é o amor, dificilmente conseguirá sobreviver aos diversos avanços ocorridos e que vem ocorrendo cada dia mais. A tradicional divisão do trabalho dentro do lar, que refletia o status