Sepervisão escolar

737 palavras 3 páginas
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
Wanessa Karoena Rodrigues Lemos - Turma “A”
E-mail: WanessaKaroena@hotmail.com
Polo: Timbiras – MA
7º Período

Timbiras - Ma
2013
Curso: Licenciatura em Pedagogia a Distância
Disciplina: Supervisão Escolar
Módulo: VII
Professor (a): Ana Vera
Tutora a Distância: Maxilene Silva

“Para construir uma práxis e atingir seus objetivos, o supervisor escolar precisa se estrutura.” Vasconcelos (2002, p.98)

Timbiras – MA
2013
Tarefa-01 Supervisão Escolar
Reflita e destaque as ações do supervisor escolar, estruturando um plano de supervisão escolar numa visão compartilhada.

O supervisor escolar tem como atribuições dinamizar o currículo da escola, coordenando e orientando as atividades de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação da ação docente, com vistas ao aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem;
Auxiliando o professor no seu trabalho cotidiano, nas reflexões acerca do processo de ensinar e aprender, que precisa ser constantemente revisto, analisado, avaliado, para que se busque reais condições de alcançar a aprendizagem.
Desta forma, cabe ao supervisor organizar o grupo docente para que se envolvam em um clima cordial, de cooperação, respeitando e valorizando as experiências e conhecimentos de cada um (ALONSO, 2000).
Outra função do supervisor é manter as relações interpessoais entre direção, corpo docente, corpo discente e pais de alunos, estabelecendo a parceria e a cooperação entre todos, visando a promoção de uma educação mais eficiente, que possibilite a formação de uma sociedade mais justa e igualitária (MIZIARA, 2005b).
No dizer de Vasconcelos (2002, p.98), “para construir uma práxis e atingir seus objetivos, o supervisor escolar precisa se estrutura”, ou seja, ele tem que ter um plano especifico de trabalho, naturalmente vinculado, como todos os outros planos setoriais da instituição o devam ser, ao Projeto

Relacionados