Separação trifásica na plataforma
Separação Trifásica na Plataforma
“Apresentar a importância e utilidade das plataformas petrolíferas desde sua perfuração inicial a sua perfuração em águas profundas.”
2012
Nome
Escola
Turma – Processos do Petróleo
Profº
Separação Trifásica na Plataforma
Sumário
Introdução.........................................................................01
Separação Trifásica na Plataforma............................... 02
Plataformas Petrolíferas..................................................03
Bibliográfia.......................................................................04
Conclusão......................................................... ...............04
Introdução
O produto retirado dos poços petrolíferos são uma mistura complexa composta, geralmente, de água, óleo e gás. A separação destas três fases é uma das operações básicas da produção. Além do interesse econômico nas repartições do óleo e gás, a extração da água é necessária pelos problemas que causa nos sistemas de bombeio e transferência e nos processos das refinarias.
Em uma plataforma marítima de petróleo, a operação do processo de separação é muito mais delicada por suas características inerentes e fortes restrições ambientais.
Separação Trifásica na Plataforma
O modelo linear em forma de matriz de funções de transferência obtido das curvas de reação do processo mostrou-se adequado para o estudo da controlabilidade e resiliência. Deste modelo, verificou-se que a dinâmica do sistema é governado por dois pólos integradores e um pólo estável.
Devido à presença dos pólos integradores foi realizado o estudo dinâmico de controlabilidade e esiliência, em uma determinada faixa de frequências de interesse, ao invés de uma análise em estado estacionário. Na plataforma da Petrobras, onde o processo de separação é formado por uma unidade de separação trifásica horizontal em série com um hidrociclone, chamado aqui de sistema