sentimento do mundo
Contexto histórico. Sentimento do Mundo foi publicado no ano de 1940, numa pequena tiragem de 150 exemplares os quais foram distribuídos a amigos e outros escritores. Na época em fora escrito por Drummond, o Brasil vivenciava o Estado Novo de Getúlio Vargas e no plano internacional, houve o acirramento do Nacionalismo exacerbado e revanchismo decorrente do desfecho da Primeira Guerra Mundial, as relações sociais e políticas foram marcadas pelo surgimento e expansão das doutrinas do Nazismo e Fascismo na Europa.
Assim, o Estado Novo foi uma forma de regime ditatorial disfarçado pelo populismo, sendo declarado por Vargas em 1937 assim como uma nova Constituição (a Polaca) que ampliou o poder do presidente, desmobilizou os partidos de oposição e disputa com o governo. Para fortalecer o regime Vargas valeu-se da aprovação de direitos trabalhistas e forte propaganda de manipulação/persuasão e Censura (pelo Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP), chegando a ser apelidado de “o pai dos pobres”, mas também ”mãe dos ricos”.
Então a década de 1930 possui dois polos de tensão muito claros. No plano internacional, os acontecimentos que teriam como desdobramento a Segunda Guerra, a partir de 1939. No Brasil, a acomodação de Vargas no poder, consolidada com a decretação do golpe do Estado Novo em 1937.
Assim o Movimento intelectual e artístico foi marcado essencialmente pelo questionamento da existência humana, do sentimento de “estar-no-mundo”, das inquietações social, religiosa, filosófica, amorosa e etc. Carlos Drummond de Andrade é o poeta que melhor representa o espírito dessa geração - conhecida como Geração de 30.
Uma das tarefas da geração de poetas que publicou seus primeiros livros a partir dos anos 30 foi a de consolidar as conquistas modernistas inauguradas em 1922. Assim, os versos livres e brancos e a linguagem coloquial já não causam surpresa em Sentimento do Mundo. A novidade fica por conta do tratamento temático. Sem se