Sentido Corrente Elétrica
Sentido da corrente elétrica
Defini-se sentido da corrente elétrica como sendo o sentido do fluxo de cargas positivas, ou seja, as cargas que se movimentam do terminal positivo para o negativo. Quando o fluxo de elétrons sai pelo terminal negativo para um positivo nós temos um sentido eletrônico, por que a tendência é entrar em equilíbrio, então o corpo que está em excesso de elétrons vai para o que está em falta.
Nos condutores metálicos as cargas livres são elétrons e, portanto, se deslocam em sentido contrário ao convencional, ou seja: do negativo para o terminal positivo. Entretanto em condutores iônicos, por exemplo, sal de cozinha dissolvido em água, ou em gases ionizados, há os dois tipos de cargas livres.
Um tipo de corrente mais comum, que é aquela produzida em fios condutores, que são aqueles feitos de cobre. Os metais são bons condutores de eletricidade, pois possuem elétrons livres e quando esses materiais estão em equilíbrio, os elétrons se encontram em movimento desordenado. Para se obter uma corrente elétrica, é necessário criar um campo elétrico nesse condutor e assim teremos diferentes níveis de energia potencial que provocarão algo que é conhecido como diferença de potencial (d.d.p.), ou simplesmente tensão elétrica. Essa diferença de potencial pode ser obtida ligando-se o condutor acima a uma pilha, já que a mesma possui um pólo positivo e um negativo. O pólo positivo possui um potencial maior, enquanto o negativo possui um menor. O movimento dos elétrons será no sentido sempre do maior potencial, ou seja, do pólo positivo. A pilha tem a função de fonte de energia elétrica e também de manter a diferença de potencial, mantendo assim o movimento dos elétrons.
Efeitos da corrente elétrica
A passagem da corrente elétrica por um condutor pode provocar diferentes efeitos que variam de acordo com a natureza do condutor e a intensidade da corrente elétrica que percorre o condutor. Os