Sensoriamento remoto par implantação de barragem
Categoria do trabalho: RL – revisão da literatura UTILIZAÇÃO DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA ESTUDO E PLANEJAMENTO DE UMA BARRAGEM
1Azevedo, A. F; 2Rigon, B.; 2Serrano,D.G
1. Engenharia Civil, Faculdade Ingá, Maringá-PR. 2. Faculdade Ingá, Maringá-PR.
Objetivos: Apresentar como a utilização do geoprocessamento pelo método do sensoriamento remoto como ferramenta auxilia no estudo dos recursos hídricos para a construção de barragens, realizando em determinada escala de análise o levantamento e a caracterização da área de alagamento através da transposição dos rios.
Revisão Literária: O sensoriamento remoto pode ser definido como uma técnica para se obter informações sobre objetos por meio de dados coletados por instrumentos que não estejam em contato físico com os objetos investigados. Os dados do sensoriamento remoto são obtidos através da REM (Radiação Eletromagnética). A área a ser estudada emite radiações que são captadas por sensores de satélites. Tais sensores podem ser denominados de bandas, onde o pesquisador define qual a melhor resolução de imagem da área a ser analisada. Um exemplo destas bandas é a banda 5 (monocromática) do satélite LAND SAT, que por meio desta permite a aplicação no mapeamento de rios e corpos d água, umidade da vegetação e solos. A utilização do geoprocessamento para implantação de uma barragem se passa pelo estudo do território a ser alagado, com imagem de alta resolução dos satélites através de programas que auxiliam no estudo preliminar da superfície a ser inundada.
No entanto, é de extrema importância que o sensoriamento remoto seja usado apenas como uma ferramenta que auxilia na captação de informações preliminares para estudos posteriores.
Considerações Finais: Com o estudo do sensoriamento remoto utilizando-se de modelos digitais é possível obter informações relevantes para o estudo e planejamento de uma barragem podendo concluir a superfície em que esta